terça-feira, 27 de maio de 2014

Sobre "Suspiro"


Hoje falarei um pouco sobre parte do processo criativo que precede a poesia. O poema "Suspiro" é até agora o favorito dos leitores em geral, e por isso o escolhi para comentar com vocês. Além disso, a pessoa que inspirou esse poema faz aniversário hoje, e torna a ocasião dessas palavras ainda mais adequada.


Esta é a Audrey Ferrari, uma das pessoas mais importantes na minha vida e na minha história. Nos conhecemos em 2008 na AACD, onde ela trabalha como fisioterapeuta. E mesmo que eu frequente a instituição desde que nasci, quando comecei a fazer o tratamento com ela, foi tudo diferente. Isso porque começamos a trabalhar juntas numa época crítica da minha reabilitação, onde mal havia acabado de me recuperar de uma fratura no joelho, e deveria passar por uma cirurgia nos pés, e agora, na coluna. Tais fatores - meu crescimento, cirurgias extensas e doloridas, e por que não, a questão da fé em mim mesma dali pra frente - tornou ainda mais sensível o ponto principal da nossa convivência até hoje: a confiança.

Confiar é mais simples quando a gente é criança e não tem tanta responsabilidade. Ou quando a gente já sabe o que vai acontecer depois, ou ainda quando já conhecemos quem vai nos ajudar. E nenhuma dessas coisas se aplicava à nossa relação que acabava de começar. Semana após semana eu compreendia que deveria me entregar por inteiro. Sem amarras, sem preocupações, sem medos. Assim o fiz. E numa das experiências mais libertadoras da minha vida, quando me dei conta, aquela que havia começado comigo como fisioterapeuta já era também grande amiga, conselheira, psicóloga, irmã mais velha, e todas as variantes possíveis para esse tipo de amizade que é insubstituível, e inexplicável. Assim sendo, a necessidade crescente de tê-la por perto dispensa comentários. 
No entanto, nem tudo são flores e quase nada é como a gente quer, realmente. Todo período de pré cirúrgico na AACD requer uma pausa na reabilitação. E essa pausa forçada, a qual tive que enfrentar duas vezes só com a Audrey, foi sempre torturante.  O famoso clichê dos que se amam: "perder para dar valor" nunca fez tanto sentido. E se sua presença era bálsamo, a sua ausência era impensável.

E embora muitos poetas acreditem que a saudade seja a poesia em silêncio, ou, como diria Vinícius: "todo grande amor só é bem grande se for triste", eu jamais me atreveria a usar palavras de tristeza para me referir a alguém que só me faz bem. Guardei a saudade em mim tanto quanto possível, e quando não era, vertia lágrimas. Eu sabia que a ausência nunca produz nada grande além dela mesma, e portanto, não consegui enxergar nada de poético no sofrimento que outros tantos escritores embelezam e veneram, como se fosse fundamento da poesia. 

Foi depois, sem pretensão, que achei num dia de sol a fagulha, a epifania em palavras para dizer da sua importância. Era uma quarta feira de manhã, e eu fui à AACD para passar em consulta, e encontrei com a Audrey chegando para o trabalho. Obviamente, nos abraçamos. Quisera eu que aquele abraço pudesse ser interminável. E de certa forma, foi. Percebi, durante a volta pra casa, o aroma do creme hidratante que ela usa, impregnado em mim. E foi o suficiente para despertar meus sentidos físicos, intelectuais, e emocionais, também. Tive certeza: era a hora de fazer a poesia. Suspirei de novo, como que para lembrar a sensação do reencontro, o que havia mudado, e a marca que havia deixado. E então surgiu "Suspiro" .

O melhor cheiro 
é o da saudade que se materializa em presença
Que é refrescante como água 
e mesmo assim ganha a fixação de um abraço.
Laço que, longe de ser só enfeite
é deleite... 
Começa com inspiração, aumenta a percepção, e passa pela absorção.
E quando finalmente contagia e ganha profundidade,
já não é mais saudade, mas o cheiro da felicidade

Que toma conta de nós.

... Com esse poema eu soube que o abraço certo pode ser o melhor dos perfumes. Que não há nada mais apropriado pra poesia que o amor. Que a tristeza incomoda, mas a alegria sempre restaura. E que todo o ser humano deve ter um laço como esse. 

Audrey, minha flor, que todos os nossos abraços - passados e futuros - sejam eternizados através desses versos, e que muita gente ainda se emocione com esse significado poético que brota de ti. Parabéns, e obrigada por ser minha inspiração, além de todo o restante. 

Um beijo gente! Até a próxima ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário